“Há de facto um abismo, por vezes um pouco intransponível, entre o saber cientifico-técnico e os doentes. E por isso é que essa associação da qual nós fazemos parte tem esse lema: Nothing about us without us! É um lema fantástico que deveria ser posto em andamento.”

Responsável de Associação de Doentes

 

“O que é um adenocarcinoma, um carcinoma epidermoide, um carcinoma de células claras? O doente vai à internet, vai ao dicionário e acaba por saber... Mas o que é que isso realmente significa para o doente? Se está lá escrito tumor maligno, ou tumor benigno, isso sim, tem significado."

Clínico

 

O desenvolvimento do projecto incluiu a construção de booklets para as oito patologias contempladas. Esse trabalho colaborativo, realizado sob a coordenação da Sociologia, reuniu conhecimento experiencial e biomédico. Esse processo contou com a participação de doentes oncológicos e profissionais de saúde: anatomopatologistas, clínicos, nutricionistas e psicólogos.  A incorporação de dimensões pessoais e sociais da doença oncológica, decorrentes da experiência dos seus portadores, constitui uma vertente inovadora na produção de materiais informativos em saúde. Sem desvirtuar a vertente científica dos conteúdos foi nosso propósito adoptar uma linguagem simples e objectiva.

 

Os doentes em primeiro lugar: conhecer a doença da mama
Os doentes em primeiro lugar: conhecer a doença do pulmão
Os doentes em primeiro lugar: conhecer a doença do cólon
Os doentes em primeiro lugar: conhecer a doença da próstata
Os doentes em primeiro lugar: conhecer a doença do pulmão
Os doentes em primeiro lugar: conhecer a doença da tiróide
Os doentes em primeiro lugar: conhecer a doença do esófago
Os doentes em primeiro lugar: conhecer a doença da bexiga